sábado

DANÇA CRIATIVA


Texto da Professora Angela Ferreira da Unidança


"O que é a Dança Criativa?

A Dança Criativa, como é conhecida em diversos países onde vem sendo pesquisada e praticada, é uma atividade em que o movimento físico não é usado de uma maneira funcional, e sim como uma expressão pessoal. Isso significa que, na Dança Criativa, o movimento corporal transcende o mero exercício físico, se apresentando como uma linguagem de exteriorização de sentimentos, idéias e emoções. A Dança Criativa não pretende apenas preparar a criança para uma bela apresentação em cena, mas principalmente prepará-la para a vida.

Onde surgiu a Dança Criativa?

A Dança Criativa, com esta denominação, me foi apresentada em uma oficina ministrada pela professora Mary Joyce, no Departamento de Artes Cênicas da New York University, no final dos anos 70. Joyce era professora da Universidade de Ohio em Athens/USA e professora de crianças por mais de 20 anos. Todo o seu trabalho baseou-se nos ensinamentos do analista do movimento Rudolf Laban e, mais tarde, em seus
seguidores, responsáveis pelo uso da dança como meio de educação através da vivência criativa do movimento. Ao estudo do método de Laban, Mary Joyce acrescentou os resultados dos seus experimentos com crianças de diferentes idades, criando um método próprio. Vale mencionar que outros estudiosos do Sistema Laban também usaram o mesmo nome - Dança Criativa - para denominar a aplicação dos resultados das suas pesquisas, em diferentes faixas etárias e diferentes contextos.

Onde se aprende Dança Criativa?

Não há muitas escolas de dança que incluem esse método no seu rol de ofertas. Porém, se pensarmos no ensino de dança para crianças até os seis anos e na recém falada “dança-educação” (dança a ser aplicada nas escolas de ensino regular), a Dança Criativa seria não só o melhor, mas o único caminho a ser indicado.

Quem pode ensinar Dança Criativa?

Qualquer professor criativo, com algum conhecimento em dança e muita experiência com crianças, poderá ensinar Dança Criativa. A missão desse professor será conduzir os alunos na direção que lhes permitam descobrir por si mesmos a experiência da dança. Apesar do professor não precisar ter uma grande experiência no ensino da dança, como uma técnica determinada, é necessário saber que estará estimulando no aluno não só o desenvolvimento motor e a criatividade, mas também a educação em arte. Assim, estará propiciando o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências pessoais. Os alunos também deverão estar ampliando sua sensibilidade, sua percepção, sua reflexão e sua imaginação. De todo modo, pode-se observar com que satisfação e entrega as crianças participam de uma aula de Dança Criativa. Em qualquer parte da aula, se elas forem estimuladas na estruturação das suas idéias, aprenderão muito mais. Esta é a função do professor: ensinar à criança a ser algo em vez de fazê-la fingir ser algo. E, para fazer isso, você deve aprender a ser o encorajador, o líder, o questionador, o motivador, o desafiador, o organizador. O professor tem obrigação de fornecer oportunidades para experimentação e crescimento da criança. A habilidade de liderar e guiar é, então, mais importante do que a habilidade de dançar. Você não tem que ser necessariamente um dançarino para ensinar Dança Criativa, mas deve ser um professor com claros objetivos. Você, professor, verá dois sentimentos que lhe darão certeza de que as crianças estão no caminho do crescimento: alegria e envolvimento.

Qual a idade para se fazer Dança Criativa?

A Dança Criativa pode ser praticada tanto por crianças quanto por adultos. Não há uma idade limite, nem maior nem menor. Por quê? A Dança Criativa organiza os elementos que serão trabalhados na aula. Esta sim deve ser adaptada para a faixa etária desejada, através da escolha da linguagem e dos estímulos apropriados.

Qual o objetivo da Dança Criativa?

O principal objetivo da Dança Criativa é a comunicação através do movimento. A Dança Criativa conduz a criança ao uso criativo e combinado dos elementos da dança através da exploração e experimentação, compreensão e controle. As crianças, em geral, mostram mais satisfação em uma dança que envolva a descoberta de seus corpos e de suas mentes e que utilize múltiplas linguagens, pensamentos, imaginação e idéias. Com a Dança Criativa, as crianças aprendem o que o seu corpo pode fazer, como se estrutura, que força e energia ele tem, e assim, tomam conhecimento de si, do tempo, do ritmo, do espaço, etc. Por que não ensinar às crianças a irem além e até usarem a força e ritmo de seus corpos e o espaço ao seu redor, em todas suas possibilidades? Isso é Dança Criativa. Você poderá usar sugestão e questionamento, interferência e estruturação das idéias delas.

Quais os benefícios da Dança Criativa para a criança?

A experiência com dança ensina às crianças a consciência e o controle do movimento, e elas usam essas habilidades para jogos, disputas e no dia-a -dia da vida. A prática da dança ajuda também na compreensão de outras artes. Isto se dá com a descoberta de que os elementos da dança estão presentes na pintura através da percepção de linhas, desenhos, massas e formas; na música através da percepção de melodia, harmonia, ritmo e frases musicais; e também na literatura, através do fluir do imaginário nos textos escritos. Com a dança, as crianças aprendem como falar através dos seus corpos pela conscientização da linguagem corporal em suas relações com as palavras. Desenvolvem também, com a dança, a concentração, a disciplina e responsabilidade. E todo esse aprendizado é muito importante no crescimento das crianças e em suas mudanças, assim como na construção de sua personalidade. O “eu” da criança não é só o corpo, só a mente, só os sentimentos, mas uma unidade que integra essas três instâncias. As teorias de desenvolvimento nos mostram que o ser humano só pode crescer por si mesmo, sem ajuda, em um grau muito pequeno. Nós somos seres que dependemos de alguém que, em nossos primeiros anos de vida, nos ensine como nos relacionar com o ambiente. Esse processo de aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento e integração harmônica dessas três instâncias constitutivas do ser humano: corpo, mente e sentimentos. A atividade da dança, especialmente para as crianças, é um meio riquíssimo de estimular esse crescimento de maneira rica e equilibrada."

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